Make your own free website on Tripod.com

HEDGING – Estabelecendo um Preço Mínimo com Opções

© Itamar De Zan, 2003.

 

Tendo concluído a introdução sobre alguns aspectos relevantes dos mercados futuros, vamos iniciar o estudo das opções e como utilizá-las para se estabelecer um piso mínimo de venda da soja, em dólares, sem perder a oportunidade de se beneficiar de uma possível alta nos preços. Tal procedimento, conhecido como “hedging” através de opções, está ao alcance de todos os produtores palotinenses. No entanto, como a conhecimento acerca do assunto ainda é muito escasso, poucos se beneficiam desta ferramenta de comercialização. Como veremos no decorrer de nosso estudo, sua utilização é muito simples e exige tão somente que os produtores se familiarizem um pouco com as cotações dos contratos futuros e de opções sobre contratos futuros de soja, negociados na Bolsa de Chicago, e acompanhem a diferença entre o preço local e o preço do contrato futuro mais próximo, negociado na bolsa. Esta diferença é conhecida como base e dedicaremos um capítulo especial mais adiante para ela. A partir das médias históricas da base, o produtor pode tomar suas decisões na hora de comercializar seu produto e decidir qual o melhor momento para se proteger do risco nas variações do preço através de opções. Comecemos então com o estudo do contrato de opção.

 

Opção de Venda ou PUT

 

Uma opção de venda, ou put, permite que hedgers, tais como produtores de soja, estabeleçam um preço mínimo de venda. O produtor compra uma opção de venda pagando um prêmio, a semelhança do prêmio pago por uma apólice de seguro. Por este prêmio, o produtor tem o direito de vender um contrato futuro num preço pré-determinado, conhecido como preço de exercício ou strike.

 

Alguns outros Elementos sobre as Opções

 

Ø As opções são negociadas para cada um dos meses contratuais de uma commodity. Por exemplo, para a soja, existem opções de venda para setembro, novembro, janeiro, março, maio, julho e agosto.

Ø As opções expiram no mês anterior ao do contrato futuro. Em outras palavras, uma opção de venda para novembro expira em outubro, e assim por diante.

Ø As opções são negociadas em lotes de 5.000 bushels, equivalentes a 2.267 sacas de 60 Kg (1 bushel = 2,205 sacas de 60 Kg).

Ø As opções são cotadas em centavos e oitavos de centavo de dólar americano por bushel, para o preço de exercício correspondente. Por exemplo, uma opção de venda para novembro, cujo preço de exercício seja 5200 ($5.20 dólares por bushel) e esteja cotada em 266 (26 centavos e 6/8 de centavo de dólar, ou $0.2675 centavos por bushel), tem o preço de exercício em $11.46 dólares por saca e o seu prêmio custa $0.59 centavos de dólar por saca.

Ø Os preços de exercício são listados em incrementos acima e abaixo do preço em que o contrato futuro está sendo negociado. Por exemplo, se o contrato de julho está sendo negociado a $6.00 dólares por bushel, as opções de venda são listadas em 5600, 5800, 6000, 6200, 6400, etc. As opções só podem ser compradas nestes preços de exercício.

Ø Os compradores de opções pagam aos vendedores um prêmio, a semelhança do prêmio pago a uma companhia de seguro pela proteção oferecida.

Ø O prêmio de uma opção pode ser dividido em duas partes: valor intrínseco e valor de tempo. Valor intrínseco é o valor “embutido” de uma opção. É a diferença entre o preço de exercício e o preço do contrato futuro subjacente. Por exemplo, se o contrato futuro de julho está sendo negociado a $6.00 dólares, uma opção de venda com preço de exercício em $6.20 dólares por bushel tem um valor intrínseco de $0.20 centavos de dólar por bushel. Por outro lado, se o mesmo contrato está sendo negociado a $6.40, a opção não terá nenhum valor intrínseco.
Valor de tempo é igual ao prêmio da opção menos o valor intrínseco. Se uma opção de venda de julho de $6.20 dólares foi vendida por 34 centavos quando o contrato futuro estava sendo negociado a $6.00 dólares, a opção teria um valor de tempo de 14 centavos ($0.34 do prêmio – $0.20 do valor intrínseco = $0.14 centavos de valor de tempo). Para as opções que não têm nenhum valor intrínseco, o prêmio inteiro equivale ao valor de tempo.

Ø As opções são negociadas na Bolsa de Chicago, em pregões viva-voz, assim como os contratos futuros são negociados. Existem também as opções de balcão, que são negociadas fora do ambiente da bolsa e que têm suas cotações nela referenciadas, em geral oferecidas por firmas particulares ou bancos.

 

Hedging com Opções de Venda

 

Hedging com uma opção de venda permite que os produtores estabeleçam um preço mínimo. Com este preço mínimo:

1. Se os preços caírem, você está protegido.

2. Se os preços subirem, você tem a oportunidade de vender a um preço mais alto.

Para estabelecer um preço mínimo, você paga um prêmio a fim de comprar a opção.

O comprador da opção de venda está comprando o “direito” de vender um contrato futuro num preço pré-determinado, conhecido como preço de exercício ou strike. O vendedor da opção de venda ou put é obrigado a comprar este contrato futuro. Pense nesta situação come se você estivesse comprando uma apólice de seguro. Ao pagar o prêmio da apólice de seguro, você adquire o direito de requerer uma indenização pela apólice. A seguradora (a vendedora da apólice) é obrigada a pagar a indenização.

Mais adiante, após o conhecimento do cálculo da base, vamos estudar exemplos práticos de estratégias de comercialização da soja com o uso de opções.

Existem também opções para compradores de commodities, chamadas de opções de compra ou call, que permitem ao comprador da opção adquirir um contrato futuro num preço pré-determinado. Como tais opções são usadas principalmente por aqueles interessados na compra da soja, elas não serão discutidas em nosso estudo.